Fale conosco:

contato@easywaysp.com.br

Copyright 2019 Todos os direitos reservados.

O Grau de Confiança de um Povo

Publicado em 01/08/2016

Uma vez eu li numa revista (acho que foi a Exame, não tenho certeza) de que o grau de evolução de um país se mede pela confiança de seu povo.

 

Isso mesmo. Confiança não só em seus políticos, mas do povo em relação a si mesmo. Confiança no seu vizinho, no caixa do supermercado, nos profissionais que lhe atendem, etc.

 

Infelizmente, temos exemplos péssimos vindos de nossa classe política, e não há muito a fazer a não ser ir limpando essa sujeira através do nosso voto e esperar pela punição por parte da justiça.

 

Esses exemplos influenciam toda a cultura de um povo. Eu não sei se eu já contei a você antes, mas estou (na medida do possível) tentando ingerir alimentos orgânicos ao invés dos provenientes da agricultura convencional, pois é uma aberração a quantidade de fertilizantes, inseticidas e outros venenos que eles põe na plantação indiscriminadamente, e que vão pro nosso corpo. Quem paga essa conta no futuro? Nós, é claro.

 

Uma sociedade que só visa gerar o lucro sem responsabilidade social está fadada ao fracasso, à extinção. Todos queremos qualidade de vida, e todos queremos o melhor para nós. Muitos se esquecem de que para merecer o melhor, é preciso antes dar o melhor de si...

 

Eu confesso que nas primeiras vezes em que fui à essa feirinha orgânica, fiquei insegura pensando "será que as frutas e verduras são orgânicas mesmo?" "Eles cobram tão caro... e se eu estiver comprando gato por lebre?".

 

Confesso que bateu aquela insegurança...

 

Afinal de contas, meu dinheiro é suado, como o seu. 

 

E me caiu a ficha, ao pensar que meu cliente tem a mesma desconfiança em relação ao meu produto, à minha empresa.

 

"Será que o que eles prometem é verdade?" 

"Será que devolvem o dinheiro mesmo se não der certo?" 

 

E me caiu essa ficha de um modo muito triste...

 

Porque todos perdemos com a desconfiança generalizada. Todos como pessoas, como país, como sociedade.

 

E me lembrei de minha mãe andando num país da Europa há alguns anos numa viagem de lazer, onde as pessoas não passavam por catracas nos trasportes coletivos, pois "o sistema" presumia que todos compravam seus bilhetes. Era um transporte público de primeiro mundo, e não passava pela cabeça do povo andar de graça de metrô ou ônibus, a coisa funcionava como um relógio. 

 

Ou seja: Aquela sociedade inferia que todos são honestos até que se prove o contrário. Bem diferente daqui, não?

 

Ela ficou encantada com aquele povo, e ao voltar, disse que isso não funcionaria no Brasil, porque o Brasileiro ia dar um "jeitinho" de não pagar se não fosse obrigado. Será que um sistema desses funcionaria no Brasil de hoje?

 

Assim nós pensamos de nós próprios como povo, e isso é triste demais. Isso compromete nossa evolução, a evolução de nossa economia, nosso grau de riqueza, e prejudica a todos nós.

 

Ontem recebi aqui na Easyway os proprietários do imóvel que alugamos para nossa empresa. É um casal maravilhoso, e é na hora do problema que você vê o valor de um ser humano, não na hora do "bem bom". Na hora do "bem bom" todos são "amigos". 

 

Estamos com um problema de umidade no imóvel, e eles se prontificaram a resolver imediatamente. E quando eles tinham todo o direito de reajustar o aluguel por contrato, foram super flexíveis e compreenderam o momento pelo qual o país passa e não aplicaram o reajuste. Nem precisamos explicar uma palavra: Eles são pessoas justas, e é um privilégio ter gente assim em sua vida. 

 

Gentileza Gera Gentileza.

 

Quando confiamos uns nos outros e estabelecemos relações sólidas, tudo é melhor para todos.

 

Sempre que recebemos a confiança dos outros e a gentileza dos outros, isso gera em nós a necessidade de retribuir, e assim todo um país é abençoado, e as ações positivas crescem.

 

Estou com uma cliente que passou um pouco os 90 dias da garantia. Ela me escreveu que estava bem sem fumar, mas o marido fumando em casa a fez voltar a fumar.

 

Não foi o marido que a fez voltar, mas isso é pra ser explicado no seminário num longo papo que teremos...

 

O fato é que talvez ela tivesse desistido de parar de fumar, pois para refazer o programa novamente, teria de pagar metade da tarifa (concedemos 50% de desconto caso o cliente volte a fumar dentro do período de um ano após a sua primeira sessão).

 

Ela talvez tivesse desistido, não fosse o fato de descobrir que está grávida. 

 

Eu concedi a ela o direito de voltar para uma sessão de reforço sem pagar nada. Ela não pediu. Eu é que ofereci. E me senti bem com isso, apesar de viver disso e de não estar ganhando nada financeiramente. Essa cortesia me fez bem por dentro. 

 

Eu acho que a vida é como no trânsito, onde, se todos são uns "animais" no volante, você pode se tornar fominha também. E se todos são corteses, você se sente na obrigação de ser gentil também, e fica feliz em assim proceder.

 

Essa é a diferença entre uma sociedade rica e uma pobre. E não estou falando de dinheiro, e sim de riqueza cultural, de educação.

 

Quando todos confiam uns nos outros e todos se ajudam mutuamente, todos vivem e compartilham essa riqueza, todos ganham.

 

E quando desconfiamos uns dos outros e pensamos só em nós mesmos, achando que todos querem nos passar a perna, vivemos num país cada vez mais pobre de espírito. 

 

Era essa a mensagem de hoje, apenas falar um pouco do país em que quero viver, e que quero que meu filho cresça.

 

Todos fazemos parte dele. A responsabilidade é de todos nós.

 

Um grande abraço,

Lilian


Assine aqui nosso canal do Youtube para receber sempre em primeira mão os nossos vídeos e ser o primeiro a ter acesso à todo o nosso conteúdo exclusivo.


Para isso, ao abrir a página no Youtube, clique no botão “Inscrever-se”).

 

Um grande abraço e boa semana!
Lilian

Ah, e se você gostar dos nossos vídeos no Youtube e posts no Facebook, dê um like e deixe seu comentário em baixo dele. Prometo responder ao máximo número possível deles.


É você quem faz meu trabalho valer a pena. Você pode escrever o livro mais maravilhoso do mundo, mas de que valerá se ninguém o ler?


Assine nosso canal do Youtube. Eu estou me esforçando ao máximo para abastecer esse canal com novidades para você constantemente. Para assiná-lo clique no link abaixo: 

 

CANAL DA EASYWAY NO YOUTUBE - Em todos os vídeos você verá no canto inferior direito o nosso logo. Clique nele e a seguir “inscreva-se”. Pronto: Sempre que eu publicar um vídeo novo, você o receberá em primeira mão.


Me responda no e-mail contato@easywaysp.com.br sugerindo temas, sobre o que você gostaria de ver em nossos vídeos, etc. Será um prazer poder falar à respeito com você. :-)

Posts anteriores:

30 de Outubro de 2015​
Elas Ousaram Acreditar!

11 de Maio de 2015

Pequenos Grandes Gestos

23 de Março de 2015

Como saber em quem confiar?

09 de Janeiro de 2015
Realize Um Desejo em Especial em 2015

13 de Abril de 2014

Nosso Muito Obrigado a você!

02 de Janeiro de 2014

A importância das promessas de Ano Novo

27 de Novembro de 2013

Quero parar... mas gosto de fumar!

29 de Agosto de 2013

Não Pare de Fumar Nesse 29 de Agosto

31 de Maio de 2013

Receita de bolo pra parar de fumar

Conhecimento É Poder!

Um Brinde Grátis Para Você

Receba agora seu "Guia Definitivo Para Parar de Fumar"